em 3 de fevereiro de 1867, Mutsuhito (futuro Imperado Meiji), com dezesseis anos de idade, sucedeu seu pai, Imperador Komei, e a nova era, a de Meiji foi proclamada. A restauração Meiji terminou com o sistema feudal de 256 anos dos Xogunato Tokugawa.
O governo Meiji assegurou ás potências internacionais que iria seguir os antigos tratados negociados pelo Bakufu e anunciou que iria agir de acordo com a lei internacional.
A Unidade política do país centralizou a administração publica, e a intervenção do Estado na economia. Isso possibilitou reformas econômicas que ajudaram na eliminação de resquícios do modo de produção feudal, na liberação de mão de obra, e na assimilação de tecnologia ocidental, preparando o Japão para o Capitalismo e em seguida a Revolução Industrial.
Após a morte do Imperado Meiji o Japão enfrentou graves problemas estruturais, q se não fossem corrigidos poderiam comprometer o seu crescimento econômico. Os problemas eram principalmente escassez de matéria prima e fotes de energia, e na limitação de seu mercado interno. Para tartar superar esse problemas o Japão investiu na sua expansão militar. O exército japonês ocupou varios paises. A disputa, principalmente contra a China levou o Japão para a Primeira e a Segunda Guerra Mundial, e á sua derrota nesta última
Nenhum comentário:
Postar um comentário